Hit enter after type your search item

Entenda O Que É Cloud Storage E Como Funciona?

/
/

As empresas estão cada vez mais confiando no armazenamento em nuvem devido à sua elasticidade, capacidade e gerenciamento de armazenamento econômico. 

Com o aumento da quantidade de dados corporativos e informações de nuvem, gerenciar o data center sozinho está se mostrando muito difícil para os departamentos de TI. De maneiras inesperadas, as empresas estão adicionando armazenamento em nuvem ao que possuem – na forma de uma nuvem pública, uma nuvem privada ou ambas. 

Os benefícios são muitos, incluindo a possibilidade de aproveitar os preços de armazenamento em nuvem. Mas surge a pergunta: o que exatamente é armazenamento em nuvem? Neste blog, você conhecerá o  que é armazenamento em nuvem e como funciona . Invista algum tempo lendo este blog. Vamos começar:

O Que É Cloud Storage?

No armazenamento em nuvem, as empresas podem dimensionar os recursos de armazenamento. Eles estão disponíveis conforme exigido pela organização. Os serviços de armazenamento em nuvem estão disponíveis em uma variedade de provedores. 

Tradicionalmente, os departamentos de TI adicionariam caixas a um data center superlotado, mas como a quantidade de dados aumentava exponencialmente, adicionar caixas era caro e difícil de gerenciar. No entanto, a computação em nuvem oferece elasticidade, escalabilidade, multilocação e muito mais. Além disso, existem vários tipos de armazenamento em nuvem. Vamos ver:

Armazenamento Em Nuvem Pessoal

O armazenamento em nuvem permite que os usuários armazenem uma variedade de dados pessoais em um dispositivo conectado à rede. Armazenamento de texto, gráficos, fotos, vídeos e música são exemplos de armazenamento em nuvem. Através da Internet, o usuário possui e controla o dispositivo. Essencialmente, o usuário possui e controla uma unidade de nuvem.

Armazenamento Em Nuvem Privada 

Proprietários de empresas de armazenamento em nuvem privada controlam os servidores de armazenamento local. O armazenamento em nuvem e os data centers usam máquinas virtuais, assim como as nuvens privadas. 

Além disso, as nuvens privadas são normalmente usadas por empresas que desejam a escalabilidade e a flexibilidade do armazenamento em nuvem, mas isso está sob o controle da empresa proprietária da nuvem. Se a segurança for um problema, as nuvens públicas são preferíveis à própria infraestrutura de nuvem.

Armazenamento Em Nuvem Pública

Você pode acessar o armazenamento em nuvem pública como um serviço por meio de um terceiro. Os serviços de armazenamento em nuvem como  Amazon Web Services , Microsoft Azure Cloud Storage e Google Cloud Storage são populares entre grandes empresas. Esses serviços estão disponíveis publicamente. Um provedor de armazenamento em nuvem possui, opera, gerencia e mantém a infraestrutura. Muitos provedores de armazenamento em nuvem também possuem sites.

Armazenamento Em Nuvem Híbrido

Uma solução de armazenamento em nuvem híbrida é uma combinação de nuvem pública, nuvem privada e data center. Normalmente, ele combina recursos corporativos com serviços de armazenamento em nuvem de terceiros. O armazenamento em nuvem pública combina escalabilidade elástica e vantagens de custo com a necessidade de proteger ativos de missão crítica.

Portanto, isso é o  que é armazenamento em nuvem . Agora surge a pergunta como funciona? Vamos ver:

Como Funciona O Cloud Storage?

Um usuário se conecta a um ou mais servidores de dados pela Internet para utilizar o armazenamento em nuvem. Um servidor encaminha os dados do cliente pela Internet para outros servidores, manual ou automaticamente. Uma interface da web o disponibiliza para acesso.

Existem muitos servidores em sistemas de armazenamento em nuvem, garantindo sua disponibilidade. Portanto, se um servidor cair ou precisar de manutenção, você pode replicar os dados em outro lugar, garantindo a disponibilidade dos dados. Atualmente, o Amazon AWS Cloud consiste em 55 zonas de disponibilidade em 18 regiões geográficas.

Normalmente, uma nuvem pública replica os dados em vários locais para recuperação de desastres e tolerância a falhas. Mas o site principal normalmente está localizado próximo às instalações. Ele permite que ele processe dados de maneira mais econômica e rápida do que, por exemplo, um site do outro lado do mundo. 

Cada vez mais, as empresas estão se estendendo para a nuvem para gerenciamento de armazenamento. Os serviços de nuvem pública são normalmente gerenciados por empresas que oferecem esses serviços. Suas ofertas de serviço incluem operações de servidores, armazenamento, rede e data center. 

As seguintes formas estão disponíveis para provisionar recursos de armazenamento em nuvem:

  • Utilizando uma interface da web e pagando pela capacidade por transação
  • Os usuários especificam capacidades predeterminadas antes de receber os serviços. Os usuários pagam mensalmente ou em uma única quantia pelos serviços.
  • Como resultado do provedor de serviços alocando recursos dinamicamente. Há uma taxa de pagamento conforme o uso.

Consequentemente, o preço e a disponibilidade dos serviços variam dependendo de vários fatores, incluindo o provedor, a capacidade necessária e a duração. Então é  assim que o armazenamento em nuvem funciona

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This div height required for enabling the sticky sidebar